Saturday, April 11, 2009

1/2 final da taça

O sorteio não foi nada favorável com as nossas campeãs obrigadas a jogar fora nos quartos e meias finais da taça. No acesso à grande final, a sorte sorriu às nossas meninas naquele que foi o jogo mais emotivo da época.

Em mais um duelo de tudo ou nada, a nossa equipa entrou em campo decidida a virar a corrente dos últimos jogos contra a eterna rival, a Escola Agrária de Coimbra e, evitando sofrer nos primeiros minutos, marcou logo no início pela ponta Solange Varela. Um ensaio de pura velocidade, deixando duas adversárias pelo caminho. Converteu a capitã Catarina Ferreira.

Mas a ESAC respondeu com um bom ensaio, fruto da falta de placagem da nossa equipa. Numa placagem alta, a melhor marcadora de ensaios, Alexandra Gonçalves, viu o cartão amarelo e privou a equipa de uma atleta durante dez minutos. Durante esse período, a ESAC aproveitou bem a superioridade numérica e marcou um ensaio. De seguida, e aproveitando a passividade da defesa benfiquista, mais um ensaio para as nossas adversárias, bastante facilitado pela nossa equipa. Mas, na resposta, e ainda antes do intervalo, novamente a ponta Solange Varela, em nova arrancada poderosa, reduziu para 19-14, com nova conversão da Catarina Ferreira.

Mas como o jogo tem setenta minutos, o intervalo serviu para afinar a equipa e motivar as meninas para a reviravolta, com especial destaque para a melhoria da defesa. Assim, entrámos na segunda parte impondo o nosso jogo. De realçar que, com a entrada da centro Catarina Antunes, a mudança foi notória e toda a equipa esteve em campo com uma única vontade: não sofrer mais nenhum ensaio e marcar rapidamente para dar a volta ao resultado. E assim foi. Numa bonita jogada individual da defesa Cátia João (que tão bem esteve nesta tarde) marcámos o terceiro ensaio, mais uma vez transformado pela capitã, passando para a frente do marcador por 21-19.

Num jogo muito duro e bem disputado, e apesar da nossa equipa se encontrar desfalcada de alguns elementos importantes, as meninas da Luz teriam na segunda parte uma atitude irrepreensivel de sacrificio na defesa e no ataque. Para finalizar, a centro Alexandra Gonçalves marcou mais um ensaio para o colectivo encarnado. Em tarde de completa eficácia, a nossa chutadora oficial, Catarina Ferreira, converteu mais uma transformação e fixou o resultado em 19-28 para as nossas meninas.

Jogaram e marcaram:

1. Sónia Borges
2. Catarina Ferreira 2+2+2+2 (Filipa Coutinho)
3. Arlete Gonçalves
4. Margarida Simões
5. Maria Martins
8. Joana Pereira
9. Sara Morais (Catarina Antunes)
10. Maria Vasquez
11. Ana Antunes
12. Alexandra Gonçalves 5
13. Cátia João 5
14. Solange Varela 5+5
15. Cláudia Costa

Suplente não utilizada
Liliana Gonçalves

Treinadores
Pedro Murinello e Francisco Goes

Seccionistas
Luís Antunes e Helder Martins

1 comment:

verita said...

Parabéns a todas! Em especial à mana*