Wednesday, January 14, 2009



14 comments:

Anonymous said...

(retirado do site da FPR)

RUGBY, UM JOGO PARA GENTE BEM-EDUCADA

Nós, gente do rugby, gostamos, mostrando o diferente que nos sentimos, de publicitar a definição do jogo no conceito "um jogo de rufias jogado por gente bem-educada" - já não por cavalheiros porque, como também sabemos, os homens não são únicos na modalidade.

E há toda uma profunda razão para o definirmos assim. Desde sempre o jogo de rugby tem uma ética própria subordinada a um conjunto de valores que se estabelecem no seu "Código do Jogo". De facto, existe toda uma maneira de estar que se pretende diferente e tradutora de uma cultura distinta em que o respeito, o "fair-play", o espírito colectivo de equipa, o companheirismo, a abnegação, a boa educação constituem algumas das componente de valores e atitudes que formatam a envolvente do jogo.

E assim sendo, é natural que possamos utilizar, com orgulho, a marca da diferença - um amigo meu, médico e frequentador internacional de estádios de futebol, viu, pela primeira vez, um jogo de rugby no França-All Blacks do centenário da FFR: não julgava possível, dizia, a confraternização permanente entre os espectadores adversários que o rodeavam. Espantado, tornou-se adepto.

Mas se pretendemos sê-lo, devemos, no mínimo, parecê-lo. E o que se passa à volta dos nossos campos em dia de jogo não pertence a este mundo edílico que pretendemos transmitir aos de fora. Espectadores, antigos jogadores na sua maioria, insultam árbitros e adversários, chamam nomes a quem bem querem e comportam-se como rufiotes numa constante demonstração arruaceira, deixando - para inglês ver - a proclamação da pretendida boa educação.

O jogo de rugby não é fácil de gerir. Os árbitros, como os jogadores, têm dificuldades na análise da sequência pela rapidez da acção e pelo número de intervenientes. Mas próximos e se pertencentes ao mesmo patamar, vêem melhor e analisam quase sempre melhor. E, na grande maioria dos casos, tomam a decisão correcta e são os espectadores que, ignorantes da Lei, protestam violentamente, impondo a emoção à razão, pressionando para que a sua cor, apesar de faltosa, deixe de ser "roubada!".

Nada deste comportamento se justifica ou ajuda o rugby português no seu desenvolvimento e progressão. Pelo contrário: desfocaliza jogadores, pressiona treinadores e árbitros de forma desadequada, retira lucidez aos intervenientes e transforma o jogo num espectáculo nada dignificante e que só diminui o campo de influência da modalidade.

Precisamos de melhorar todos os dias o rugby que se joga em Portugal. Para o que necessitamos de melhores treinadores, melhores jogadores, melhores árbitros, melhores dirigentes. Numa vontade que dispensa claramente os piores exemplos da Blood, Sweat and Beers de antanho.

E se, em vez deste comportamento trauliteiro e para começar o novo ano, fizéssemos um esforço para aprender as Leis do Jogo e a sua aplicação prática? Um esforço para que os treinadores fossem exigentes com os seus jogadores, educando-os de acordo com as Leis do Jogo; um esforço dos dirigentes para imporem o rigor das Leis do Jogo nas equipas dos seus clubes e decente comportamento aos seus adeptos; um esforço dos espectadores para que se comportassem como gente bem-educada. E se não há, como também sabemos, jogos sem árbitros e para um futuro com tudo a correr pelo melhor, porque não tentar uma parceria: criar o hábito de convidar os árbitros para se treinarem semanalmente com os diversos clubes.

Talvez assim pudéssemos fazer compreender a marca da nossa diferença: no Rugby, a vitória, sendo importante, não é o mais importante; o mais importante é poder pertencer a uma comunidade muito especial - a comunidade rugbística.

Lisboa, 1 de Janeiro de 2009

João Paulo Bessa

Anonymous said...

Actualizem a classificação!
O 1.º lugar já é nosso!!!
E este fim de semana temos de o confirmar..bjs

Anonymous said...

Calma...

Anonymous said...

Equipa
Grande cartaz, mais uma vez a Sara arrasou.
Parabéns à equipa pela dedicação e treinos do colectivo.
Todas juntas conseguimos com humildade, muito trabalho e não esqueçer, as conquistas fazem-se jogo a jogo, por isso concentração máxima para a Agrária.

Querer sempre MUITO
1,2,3
Benfica

Beijos Sofia

Anonymous said...

A Alexandra do Benfica é um POWER de mulher e a melhor marcadora de ensaios, não deve ser por acaso.
Boa Gaja
Rebenta com elas e continua com essa tua atitude sempre a Bombar.
Da Amiga
Sempre Bananona com Ananás ah ah descobre

Anonymous said...

Para a próxima não te dou a bola ih ih

Anonymous said...

Jogo Adiado

O jogo do SLB - ESAC passou para domingo dia 18 às 14.30 no EUL

* Pelo motivo que Faleceu um ex-jogador de Rugby em Coimbra

Anonymous said...

como sempre a saroca fez mais um excelente trabalho parabens o cartaz ta do melhor =)
pessoal para amanha tenho apenas duas palavras para todas: HUMILDADE (o nosso trunfo mais precioso) e GARRA (sempre com aquela vontade e espirito que temos, sempre tivemos e sempre iremos ter)
bjos para todas
1,2,3 BENFICA
PS:amanha ca estaremos para ver quem e que manda realmente
micas

Anonymous said...

grande jogo meninas!!!! A nossa dinâmica é do caraças!!!!

Lopo

Anonymous said...

Amigas
Mais uma vez entrámos mal no jogo, mas com humildade e trabalho de equipa conseguimos dar a volta ao resultado, felizmente o jogo tem 70minutos e é ali que temos que dar o tudo por tudo, fomos EQUIPA
Parabéns a todas e vamos continuar a trabalhar ainda há muito pela frente.
E muitos ensaios por marcar.
Grande orgulho em fazer parte deste colectivo.
Acreditem cada vez mais.
Benfica 19 - ESAC 10

Beijos Sofia

Anonymous said...

Grande jogo, grande atitude, vamos continuar com esta atitude até ao fim.
H.

Anonymous said...

Mais uma vitória cá canta, na verdade não foi um bom jogo "de se jogar e ver", mas que no fim nos veio dar aquilo que queriamos os três pontos.
Continuar com muita atitude nos relvados.

Anonymous said...

Estranhamente agora ninguém faz actualizações nos blogs ?!..Mas que se passa....até parece que não se passou nada neste fim de semana.

Estava à espera que ao menos este estivesse actualizado.

Anonymous said...

vai estar breve vai estar