Wednesday, February 03, 2010


Dia 30 de Janeiro às 15h no campo das Olaias jogou-se a 8ª jornada do Campeonato Nacional de Rugby Feminino. A nossa equipa tinha missão complicada, jogava o tudo ou nada com a actual primeira classificada, o Clube de Rugby do Técnico, onde só a vitória interessava para poderemos revalidar o titulo, já que na 1ª volta tinhamos perdido em casa por 3-6.

Mas logo no pontapé de saída, fruto de má comunicação, a nossa equipa pagou caro o erro e sofreu uma falta perto dos postes, a qual a chutadora do Técnico não falhou e converteu os seus primeiros três pontos.

A nossa equipa nunca baixou os braços e lutou sempre muito para tentar alcançar o tão ambicionado ensaio, que nos colocaria à frente no marcador que chegou na melhor jogada do desafio através de uma boa movimentação colectiva. Os nossos únicos pontos seriam, assim, obtidos pela ponta Solange Varela.

Apesar da muita posse de bola a nossa equipa, com alguns problemas de finalização, não conseguia alcançar a linha de ensaio e a escassos minutos do final estava a ganhar por 3-5. Mas mais uma vez, a castigar um erro perto da nossa área de ensaio, a chutadora de serviço das nossas adversárias, colocava o marcador à frente por 1 ponto. E era esse o resultado final da partida, Técnico 6 - Benfica 5.

Nota positiva para o muito público que dos dois lados se deslocou ao campo das Olaias para apoiar as suas equipas.
Parabéns ao Técnico, a nova Campeã Nacional.

Atletas utilizadas
1. Arlete Gonçalves
2. Vera Oliveira
3. Andreia Ferreira
4. Inês Margarido (Maria Heitor)
5. Sónia Borges
6. Joana Pereira
9. Sara Morais (Kátia Delgado)
10. Cátia João
11. Solange Varela (5)
12. Catarina Antunes ( Iris Silva)
13. Ana Antunes
14. Sofia Nobre
15. Maria Vasquez

Jogadoras não utilizadas:
Margarida Simões
Micaela Benavente
Filipa Coutinho
Maria Martins

Treinador
Paulo Silva

Seccionistas
Hélder Martins

Dirigente
Carlos Nobre

3 comments:

Anonymous said...

Olá! Não pude deixar de ler os comentários colocados ao jogo CRT-SLB!... Acabei de o fazer, com alguma preocupação e tristeza!

Preocupação pelo facto de se andar a perder imenso tempo com questões que em nada contribuem para o desenvolvimento do rugby!

Tristeza porque, afinal,o jogo foi tão só...o melhor jogo de rugby feminino a que assisti até hoje! E já vi muitos, mesmo internacionais!
Houve de tudo, como nas grandes finais...

As duas equipas praticaram bom rugby, tiveram garra, vontade de vencer, houve dramatismo, emoção, lágrimas de choro e de alegria, euforia e desilusão,uma verdadeira final épica!

Ganhou o CRT, porque teve mais argumentos (o placard é que conta) e é lamentável querer identificar responsáveis pela derrota e resumir a uma jogadora os louros da vitória! Para quem não sabe (e todas as jogadoras o sabem) o rugby é um desporto colectivo, de equipa, onde cada uma tem o seu papel na manobra da equipa! Todos, mas todos ganham, todos perdem! Quem pensa que é´de forma diferente, é melhor ir assistir a jogos de xadrez ou de ténis de mesa onde...é cada um por si!...

Este jogo, e outros que vi ao longo desta temporada são a prova cabal de que o rugby feminino tem grandes jogadoras, tecnicamente evoluidas, que conquistou o seu espaço e que deve merecer o respeito de todos! E que merece o carinho e mais apoio dos Clubes e da FPR para chegar ... mais longe!

Depois, para concluir, tal como na vida, o desporto é isto mesmo, ganhar e perder, mas o mais importante é saber que cada um deu o melhor de si para a respectiva equipa!

A todas as mais de 30 jogadoras que me proporcionaram uma grande tarde de rugby, o meu sincero obrigado!

António Folgado

PS: se me é permitido, sugiro à gestora deste blog que apague toda aquela desbragada e desnecessária troca de opiniões! Vamos antes pensar em ser construtivos e elevar ainda mais os padrões do rugby femininos!

Anonymous said...

António Folgado a "Presidente"

Obrigada pelas suas simpáticas e boas palavras.
Eu ainda não tinha escrito, mas agora apeteceu-me.
Abraço
Sofia Nobre
Prabéns ao Técnico a nova Campeã Nacional de rugby Feminino

Anonymous said...

Foi um bom jogo de rugby feminino de se ver. Parabens às equipas continuem a trabalhar com dedicação.
bjcs