Tuesday, November 27, 2007

Report tv – “ Ensaios Sobre o Fim do Mundo”

Para quem não viu, esta semana o Reportv, programa de grande reportagem Sport Tv, passou uma reportagem sobre uma escola de rugby que poucos conhecemos e que mostra bem a verdade do slogan “Rugby, um desporto para a vida”

É uma excepção à regra elitista do mundo do râguebi português, dominado por clubes históricos, famílias influentes e endinheiradas.

Há um ano, a Escolinha de Rugby da Galiza decidiu pegar num velho sonho e plantou uma bola oval num dos bairros mais problemáticos do país.

O Bairro do Fim do Mundo, situado no Vale da Galiza, já chegou a ser uma encosta com cerca de 500 barracas, já foi um dos principais centros do tráfico de droga do concelho de Cascais e já teve pior fama. Hoje, as barracas e a droga perderam expressão, mas ainda resistem dezenas de famílias a viver em condições miseráveis.

Há 24 anos, com o nascimento do ATL da Galiza nasceu também o refúgio para os filhos do bairro, mas há um ano aquela valência da Santa Casa da Misericórdia de Cascais comoveu o mundo do râguebi com a criação de um novo clube dedicado à modalidade.

São 50 miúdos, dos 5 aos 14 anos, no extremo oposto social, cultural e financeiro dos miúdos do Belenenses, Agronomia, Direito ou CDUL, mas que partilham a mesma paixão pelo râguebi. E que precisaram apenas de um ano para vencerem os melhores e mais antigos clubes do país.

O REPORTV desta semana é sobre o Telmo, guineense de 10 anos que ainda vive numa das poucas barracas que restam no Fim do Mundo. É sobre o Álvaro, 9 anos, um dos mais novos membros da primeira família de etnia cigana do bairro e que sonha ser jogador profissional de râguebi. É a história da Maria, 50 anos, fundadora e a alma do ATL da Galiza.

«Ensaios Sobre o Fim do Mundo» é a história fascinante de um clube sem campo próprio, sem condições financeiras, mas com dignidade e uma vontade sem limites, que começa bem antes do sucesso mediático dos Lobos no Mundial de França.”

Reportagem: Jaime Cravo
Imagem: Raúl Losada

in www.sporttv.pt

3 comments:

Anonymous said...

Isto só de ler até comove, imagino a reportagem...

obrigada pela informação.´

Deveria ser um exemplo para todas nós.

Pensem nisto beijo Sofia

Anonymous said...

Eu estive lá...

no inicio deste ATL, porém o tempo passou e Eu esqueci...fez parte de um dos projectos de desenvolvimentos do Rugby do Cascais na altura que lá estive.

Comove-me perceber que com vontade tudo faz sentido... a senhora acreditou e ainda lá está ... Escola de vida ? Sim, para todos e não só para os de Berço de Ouro nascidos, como alguns querem ou gostariam, são atitudes destas que fazem estas pessoas serem ENORMES,... grandes de coração, por uma causa ... por um desporto para TODOS.

GRANDE SENHORA,

A esta sim faço um "AMEN".

Pedro Murinello

Anonymous said...

Valeu a pena o trabalho!!
Esta casa e esta escolinha são um exemplo de ajuda ao próximo raro nos dias de hoje!!
É um orgulho ver as camisolas das nossas referencias da selecção nacional expostas com orgulho e admiradas por jovens que pouco mais tem que a liberdade de sonhar.
Mais uma vez o rugby português mostra que não é um jogo violento mas um Jogo de Vida criando GRANDES HOMENS E MULHERES.
Um abraço/beijos para toda a equipa e obrigado pela referencia no site.
Raul Losada