Thursday, June 25, 2009

Madrid's Sevens



No passado dia 06 de junho, a nossa equipa foi até à cidade de Madrid competir naquele que seria o XIX Torneio Internacional de Rugby Seven de Madrid.

Ao contrário de outros anos, a presença portuguesa foi assegurada apenas por nós. Para além da equipa da casa , Cisneros, também estiveram presentes outras equipas espanholas, Majadahonda, CRC. Olímpico, Vigo, Valencia, Scrum, Alcobendas, All blues.

O objectivo desta deslocação era claro e com resultados amplamente conseguidos.

Em primeiro lugar, seria tentar fazer melhor que no ano anterior (1ª participação). Onde a equipa participou pela primeira vez pela primeira vez a um evento Internacional, tendo atingido um honroso 4º lugar após algumas decisões algo duvidosas por parte da arbitragem Espanhola.

Desta vez, com mais maturidade e após alguns testes com equipas estrangeiras apresentamo-nos com índices de confiança muito elevados, ante equipas teoricamente mais poderosas.

Sentiu-se que perante estas equipas, não errando e com a nossa grande capacidade defensiva pressionante, os jogos decidiriam-se no pormenor.

Apesar do resultado desta deslocação ter sido muito positivo, tendo alcançado a vitória da Taça de Prata, o jogo contra a equipa da casa (CR Cisneros) teminou numa derrota por um ensaio, devido à sua maturidade e aproveitando duas falhas de placagem. Mesmo correndo atrás do prejuízo, o tempo que restava não foi suficiente para vencer a Equipa dos Cisneros que jogaria a final principal do evento.

O nosso jogo da Final Plate, veio demonstrar que a nosso lugar seria na Final Gold, onde a nossa condição física, técnica e táctica de jogo comprovou uma clara vitória sobre as adversárias por 45-5, fruto de uma concentração e atitude irrepreensível das atletas.

Jogadoras :

1 – Arlete Gonçalves
2 – Alexandra Gonçalves
3 – Andreia Ferreira
4 – Claudia Costa
5 – Cátia João
6 – Catarina Antunes
7 – Solange Varela
8 – Margarida Simões
9 – Filipa Coutinho


Treinador

Pedro Murinelo


Seccionista

Hélder Martins



Apesar da demora aqui fica o resumo de todo o Campeonato Nacional de sevens em que ficamos classificadas em 2º lugar.

1º Torneio do Circuito Nacional de Rugby de 7, Escola Agária de Coimbra

As nossas meninas entraram muito bem nesta primeira competição, vencendo a jovem equipa da Lousã por 41-0, e em seguida o Loulé por 36-0. Com estas duas vitórias ficariam em primeiro do grupo e, de acordo com as regras desta competição, iriam jogar com as vencedoras dos outros grupos.

De referir que este torneio tinha 10 equipas, organizadas pelo ranking da classificação do ano anterior.

Após a primeira fase de competição passariam as três melhores equipas SLB, CDUP e ESAC que iriam jogar entre si. Num primeiro jogo a nossa equipa defrontaria a aguerrida equipa do CDUP e, num jogo muito disputado, acabaria por ganhar por 14-5. Para terminar, a nossa equipa defrontaria a ESAC, actual campeã nacional de 7s, e perderia por 12-0. No entanto, o jogo de sorte sorriria às nossas adversárias, ao marcarem na primeira e última jogada do jogo. A jogarem em casa tiveram algumas vantagens...de referir também que os 14 minutos de intervalo entre as duas finais não abonou a nosso favor, já que o tempo de descanso deste jogo tão esgotante fisicamente, foi muito pouco.



Jogaram e marcaram:

1. Margarida Simões
2. Maria Martins
3. Arlete Gonçalves -5
4. Sara Morais
5. Maria Vasquez - 5+5+2+2+2+2+2+2
6. Ana Antunes 5+5
7. Alexandra Gonçalves-5+5
8. Catarina Antunes
9. Solange Varela -5
10. Cátia João -5+2
11.Sofia Nobre-5+5+5
12.Andreia Ferreira -5+5+2+2

Treinadores
Pedro Murinello e Francisco Goes

Seccionistas
Luís Antunes e Isabel Antunes


2º Torneio do Circuito Nacional de Rugby de 7, Vila da Moita.

Neste segundo torneio, ditou o ranking que a nossa equipa jogasse com as espanholas da Universidade de Sevilha. Sem saber com o que contar, entrámos em campo apreensivas, mas rapidamente conseguimos impor o nosso jogo e ganhar, de forma convincente e sem sofrer um único ensaio, por expressivos 36-0. No segundo jogo vencemos a experiente equipa da Agronomia por 24-0. Com estas duas vitórias ficariamos, mais uma vez, em primeiro lugar do grupo.

De referir que este torneio tinha 11 equipas, organizadas pelo ranking da classificação do torneio anterior, e onde passariam as três melhores equipas SLB, CDUP e ESAC que iriam jogar entre si numa segunda fase.

No primeiro jogo desta fase, a nossa equipa defrontaria a equipa do CDUP, um pouco mais desfalcada do que na semana passada, e foi com alguma facilidade que ganhámos por 22-0. No último jogo da tarde, já quase noite...a nossa equipa defrontaria mais uma vez a ESAC. Num jogo muito disputado e de grande entrega e qualidade técnica, a nossa equipa acabaria por perder por 12-10, apesar da marcação de bons ensaios, mas que ao falhar as transformações nos afastariam da tão sonhada vitória. Com maior posse de bola, mas muitas vezes, sem a calma necessária para a conseguir usar da melhor forma, como diz o ditado: os erros pagam-se caros.

Não podemos deixar de aplaudir a forma simpática com que o jovem clube de rugby da Vila da Moita organizou e recebeu todas as equipas, incluindo a equipa espanhola da Universidade de sevilha, que proporcionou a muitas das atletas a primeira experiência internacional.



Jogaram e marcaram:

1. Margarida Simões
2. Maria Martins – 5
3. Arlete Gonçalves - 5+5
4. Cláudia Costa - 2+2+5
5. Maria Vasquez - 2+2+5+2
6. Ana Antunes - 5+5+5
7. Alexandra Gonçalves – 5
8. Catarina Antunes - 5+5+5+5
9. Solange Varela - 5
10. Cátia João - 2+5+5
11.Sofia Nobre
12.Andreia Ferreira

Treinadores
Pedro Murinello e Francisco Goes

Seccionistas
Hélder Martins, Luís Antunes e Isabel Antunes

Dirigente
Carlos Nobre




3º Torneio do Circuito Nacional de Rugby de 7, Rugby Clube do Técnico

A nossa equipa entrou muito bem naquela que seria a ultima etapa do Circuito Nacional de 7s, vencendo a jovem equipa do Cascais por 34-0 e a de Agronomia por 31-12, sagrando-se mais uma vez primeira no grupo.

Jogava assim,na segunda volta, com o CDUP e Agrária de Coimbra, situação que também se verificou nas duas etapas anteriores.

Na primeira final, apesar da equipa já se encontrar um pouco cansada, venceríamos a aguerrida equipa do CDUP por 34-5 num bom jogo do colectivo. De salientar as ausências das jogadoras Alexandra Gonçalves e Maria Vasquez que, por motivos profissionais, não puderam jogar.

Essas ausências viriam a ser sentidas por toda a equipa no último encontro. Com um banco reduzido a 3 jogadoras, entrámos para o último jogo com uma missão, ganhar, mas sem resposta para os ensaios da Agrária, fruto de faltas de placagem da nossa equipa, que levavam o jogo para intervalo com uma desvantagem de 19-0. Numa segunda parte mais equilibrada, mas sem conseguirmos impor o nosso jogo, acabaríamos por sofrer mais um ensaio, fixando o resultado em 26-0 para as actuais campeãs de 7s, a Escola Agrária de Coimbra.

Quanto ao resumo dos torneios, tivemos uma primeira fase de grupos com grande superioridade da nossa equipa, e acabando sempre em primeiro com larga vantagem sobre as nossas adversarias. De referir o número de suplentes que foi sempre de cinco nos anteriores torneios, e que neste último foi de 2 nos dois primeiros jogos e de 3 nos dois últimos, tendo dado sempre um maior descanso para todas as atletas, fizemos sempre o último jogo com a ESAC, e perdemos no primeiro torneio por 10-0 e no segundo por 10-12. Resultados bastante diferentes desta última etapa.

Nota 10 para as nossas jogadoras Catarina Ferreira e Sara Morais que com grande fair-play e entrega, jogaram pela jovem equipa de Santarém

Jogaram e marcaram:

1. Andreia Ferreira
2. Catarina Antunes - 5+5+5+5
3. Arlete Gonçalves - 5
4. Solange Varela
5. Sónia Borges
6. Margarida Simões
7. Claudia Costa - 5+2+2+5+2+2+2
8. Cátia João - 5+5+2+5+5+5+2
9. Ana Antunes
10. Sofia Nobre - 5+5+5+5