Friday, April 24, 2009

Selecção Nacional de Sevens

Realiza-se já nos próximos dias 1e 2 de Maio, o 1º estágio da Selecção Nacional de Sevens. Que irá acontecer na vila da Moita.

A representar a nossa equipa estão:
Ana Antunes
Arlete Gonçalves
Alexandra Gonçalves
Cátia João
Catarina Antunes
Sara Morais
Solange Varela

Saturday, April 11, 2009


1/2 final da taça

O sorteio não foi nada favorável com as nossas campeãs obrigadas a jogar fora nos quartos e meias finais da taça. No acesso à grande final, a sorte sorriu às nossas meninas naquele que foi o jogo mais emotivo da época.

Em mais um duelo de tudo ou nada, a nossa equipa entrou em campo decidida a virar a corrente dos últimos jogos contra a eterna rival, a Escola Agrária de Coimbra e, evitando sofrer nos primeiros minutos, marcou logo no início pela ponta Solange Varela. Um ensaio de pura velocidade, deixando duas adversárias pelo caminho. Converteu a capitã Catarina Ferreira.

Mas a ESAC respondeu com um bom ensaio, fruto da falta de placagem da nossa equipa. Numa placagem alta, a melhor marcadora de ensaios, Alexandra Gonçalves, viu o cartão amarelo e privou a equipa de uma atleta durante dez minutos. Durante esse período, a ESAC aproveitou bem a superioridade numérica e marcou um ensaio. De seguida, e aproveitando a passividade da defesa benfiquista, mais um ensaio para as nossas adversárias, bastante facilitado pela nossa equipa. Mas, na resposta, e ainda antes do intervalo, novamente a ponta Solange Varela, em nova arrancada poderosa, reduziu para 19-14, com nova conversão da Catarina Ferreira.

Mas como o jogo tem setenta minutos, o intervalo serviu para afinar a equipa e motivar as meninas para a reviravolta, com especial destaque para a melhoria da defesa. Assim, entrámos na segunda parte impondo o nosso jogo. De realçar que, com a entrada da centro Catarina Antunes, a mudança foi notória e toda a equipa esteve em campo com uma única vontade: não sofrer mais nenhum ensaio e marcar rapidamente para dar a volta ao resultado. E assim foi. Numa bonita jogada individual da defesa Cátia João (que tão bem esteve nesta tarde) marcámos o terceiro ensaio, mais uma vez transformado pela capitã, passando para a frente do marcador por 21-19.

Num jogo muito duro e bem disputado, e apesar da nossa equipa se encontrar desfalcada de alguns elementos importantes, as meninas da Luz teriam na segunda parte uma atitude irrepreensivel de sacrificio na defesa e no ataque. Para finalizar, a centro Alexandra Gonçalves marcou mais um ensaio para o colectivo encarnado. Em tarde de completa eficácia, a nossa chutadora oficial, Catarina Ferreira, converteu mais uma transformação e fixou o resultado em 19-28 para as nossas meninas.

Jogaram e marcaram:

1. Sónia Borges
2. Catarina Ferreira 2+2+2+2 (Filipa Coutinho)
3. Arlete Gonçalves
4. Margarida Simões
5. Maria Martins
8. Joana Pereira
9. Sara Morais (Catarina Antunes)
10. Maria Vasquez
11. Ana Antunes
12. Alexandra Gonçalves 5
13. Cátia João 5
14. Solange Varela 5+5
15. Cláudia Costa

Suplente não utilizada
Liliana Gonçalves

Treinadores
Pedro Murinello e Francisco Goes

Seccionistas
Luís Antunes e Helder Martins

Wednesday, April 01, 2009





1/4 Final da Taça

A nossa equipa passou às 1/2 finais da Taça ao vencer a organizada equipa da Agronomia. Numa primeira parte bastante equilibrada e com muito vento a favor da equipa da casa, só conseguimos marcar quase no final da 1ª parte, por intermédio da abertura Maria Vasquez que, numa boa jogada individual, deu uma lufada de ar fresco à nossa equipa. Converteu a capitã Catarina.

Na segunda parte, o Benfica conseguiu impor o seu jogo, apesar da boa defesa das agrónomas.

Marcámos assim mais quatro ensaios e defendemos em cima da linha dois ensaios quase certos da equipa da casa.

Ensaios que apenas sorriram às encarnadas com especial destaque para a pilar Sónia Borges que entrou e marcou um ensaio ao correr 80 metros e afastando as adversárias que a tentavam impedir com grande poderio físico.

Meninas Marriaunaud continuam em grande.

Resultado final: Agronomia 0 - Benfica 34

Equipa

1. Vitalina Santos (Joana Lopo)
2. Catarina Ferreira 2+2
3. Filipa Coutinho (Sónia Borges - 5)
4. Arlete Gonçalves
5. Maria Martins
6. Joana Pereira
9. Margarida Simões
10. Maria Vasquez 5+5
11. Liliana Gonçalves (Sara Morais 5)
12. Alexandra Gonçalves 5+5
13. Ana Antunes
14. Solange Varela
15. Cátia João

10's Sevilha


A equipa apresentou-se em Sevilha esperando ganhar experiência internacional e, com isso, testar o momento de vitórias sucessivas em que nos encontramos.


Apesar de algumas ausências de última da hora, bem como outras esperadas por deslocação ao Campeonato do Mundo no Dubai, a nossa equipa apresentou-se com expectativas de fazer o melhor, respeitando sempre o valor das equipas espanholas. O objectivo da equipa era competir, esperando sempre obter os melhores resultados.


A competição foi tremenda e as jogadoras espanholas foram –nos testando jogo após jogo. Mas à medida que iamos avançando, as adversárias recolhiam as melhores jogadoras de cada equipa eliminada, constituindo a equipa que iamos defrontar a seguir.


Tudo isto nos deu alma e cada vez mais vontade de vencer as adversárias seguintes.


A meia-final e final foram jogos de grande empolgamento em que eliminámos primeiro a aquipa da casa, num jogo muito disputado até ao fim. Vencedoras deste jogo pela diferença de um ensaio, tivemos pela frente aquela que era a grande equipa do torneio: as veteranas espanholas.


Aqui, a grande atitude, calma e serenidade com que a nossa equipa se apresentou, aliada à excelente recuperação que fomos fazendo durante a competição, teve como prémio a conquista do 1º torneio Internacional de 10`s de Sevilla.


As veteranas espanholas e a nossa equipa apresentaram-se numa final onde ambas mereciam estar, tornando-se assim um jogo disputadissimo em que a nossa equipa foi justa vencedora.


O trabalho desenvolvido e a entrega de todas foram motivos de orgulho para todos nós.


À Inês desejamos a rápida recuperação. Desde o momento da lesão que nunca esteve sozinha.
Agradecemos à Judith que, apesar de impedimento de ultima hora, não deixou de contribuir com o valor da inscrição no torneio.


À Ford de Beja que generosamente nos emprestou um pneu até ao fim da deslocação depois do contratempo que tivemos na ida para Sevilha.


E, especialmente, a TODAS que honraram clube, equipa, técnicos e dirigentes.


Mais uma vez ficou provado que, se acreditarrmos e concretizarmos, conseguimos todos os objectivos. Não deixem de treinar.


Equipa


1 - Micas
2 - Solange
3 - Arlete
4 - Inês
5 -Débora (Joana)
6 -Claudia ( Sara)
7 -Maria
8 - Alexandra
9 -Catia
10 -Ana ( Lili)